top of page

Cidadão Capaz

Petrobras

O Projeto Cidadão Capaz foi criado e é desenvolvido pela Petrobras, promovendo a adaptação de postos de combustíveis para que pessoas com deficiência possam ser empregadas. 

Esta é uma forma de estimular a inclusão social de pessoas com deficiência, reconhecendo a sua capacidade.


O Instituto Percepções atuou na contratação de pessoas com deficiência, treinamento e verificação dos níveis de acessibilidade nas seguintes unidades do projeto Cidadão Capaz:

> Rio de Janeiro - RJ

> Brasília - DF

> Valinhos - SP

> Vitória - ES

> Belém - PA

> Pelotas - RS

> Maringá - PR

> Porto Alegre - RS

> Caxias do Sul - RS

Cidadão Capaz 

O Projeto Cidadão Capaz teve início em setembro de 2002 e, desde então, promove a adaptação de postos Petrobras às condições necessárias para que pessoas com deficiência possam ser empregadas na rede. 

Através do projeto, as pessoas com deficiência colocam em ação o pleno exercício da cidadania, que é um direito de todos, realizando atividades comuns no posto como: abastecimento, lavagem de veículos e atendimento em lojas de conveniência. 

Estimulando a inclusão social desses trabalhadores e reconhecendo sua competência profissional, o projeto já foi agraciado com prêmios como o Top Social ADVB Rio 2005 e FGV-EAESP Responsabilidade Social no Varejo 2004. 

Adequação 

A inclusão do trabalhador no espaço de trabalho exige a adequação de cada área do posto às potencialidades individuais, segundo padrões estabelecidos com base na NBR-9050/1994 - Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos e demais literaturas sobre o assunto. 

Os postos são adaptados e acrescidos de itens de segurança como faixas sinalizadoras nas pistas, rampas com corrimão, circulações mais amplas e adaptação de sanitários e vestiários. 

A Petrobras Distribuidora conta com consultorias que trabalham com a inserção destes cidadãos no mercado de trabalho, para uma revisão das adaptações necessárias feitas nos postos da Companhia. Assim, a Petrobras garante qualidade e segurança para que as pessoas com deficiência possam desenvolver suas tarefas adequadamente. 

Apoio

O Instituto Percepções de Responsabilidade Social desenvolve o processo de contratação produtiva de pessoas com deficiência e validação das condições de acessibilidade física.

Os candidatos são selecionados segundo o modelo de contração produtiva de pessoas com deficiência, desenvolvido pelo Instituto Percepções de Responsabilidade Social. 

Nesse modelo, os candidatos são avaliados segundo o tipo e grau de deficiência e sua compatibilidade em relação às funções e atividades desenvolvidas no dia-a-dia de um posto de combustíveis. 

Integração 

Os profissionais com deficiência participam de um treinamento visando à execução plena de tarefas e atendimento aos procedimentos de segurança. 

Um workshop de integração é realizado com a equipe de trabalho, incluindo os gestores do posto e as pessoas com deficiência recém contratadas. 

“A acessibilidade física é importante para a inclusão profissional de pessoas com deficiência, porém outro aspecto fundamental é a promoção da acessibilidade atitudinal, ou seja, a integração plena de todas as pessoas que estarão convivendo no mesmo ambiente, buscando e respeitando o entendimento da diversidade. Não basta incluir a pessoa com deficiência sem assegurar as condições para sua manutenção e evolução no posto de trabalho. O Projeto Cidadão Capaz alcança esse objetivo social”, afirma Marco Vitale, presidente do Instituto Percepções. 

 

Foto: Marco Vitale

bottom of page