top of page

Tênis Solidário

​Paraty

O Instituto Percepções de Responsabilidade Social, em parceria com o ex-tenista Milton Brustolin, desenvolveu o projeto Tênis Solidário que atende 180 crianças e adolescentes residentes na periferia de Paraty – RJ. 

O objetivo da ação foi promover o fortalecimento social de seus participantes através da prática esportiva e disseminação de princípios de cidadania e brasilidade. 

Mini-Tênis

O Tênis Solidário é derivado do projeto Mini-Tênis nas Escolas, desenvolvido com sucesso por Brustolin desde 2005 em Angra dos Reis – RJ.  

Em alguns condomínios como o Porto Belo, os jovens que completaram 18 anos tiveram oportunidades de trabalho como assistentes de quadra.

Metodologia 

O Tênis Solidário utiliza a metodologia do mini-tênis que permite a prática do esporte em proporções menores, ou seja, com a adaptação das quadras, raquetes, redes, bolas e regras. 

As crianças e adolescentes passam a praticar o tênis dentro de um modelo acessível e democrático. O espaço não demanda as mesmas condições que uma quadra tradicional, sendo suficiente um terreno plano e seguro formado de terra, grama, cimento, madeira, carpete e até mesmo areia. O importante é que a bola possa quicar e manter a sequência das atividades. 

O número de participantes também é diferenciado, permitindo que até 08 crianças possam atuar em cada mini-quadra, ou seja, 24 participantes por turma. 

Marca 

O símbolo do Tênis Solidário é baseado em uma obra do artista plástico Manassés Andrade e que leva as assinaturas dos designers Hans Donner e Luciano Armaroli. 

Manassés é vice presidente do Instituto Percepções e atualmente reside no Rio de Janeiro - RJ - onde está o seu atelier. 

Parceria

O projeto Tênis Solidário ainda conta com o apoio do Instituto Kinder que já é parceiro de Milton Brustolin em ações sociais na região de Angra dos Reis.

Foto: Marco Vitale

bottom of page