CBV - Confederação Brasileira de Voleibol
O Instituto Percepções é parceiro da CBV - Confederação Brasileira de Voleibol e do Instituto VivaVôlei desde 2003.
Em 2006, criou o projeto VivaVôlei Solidário que visa a promoção e inclusão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que possuem algum tipo de deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla.
Inauguração
A inauguração do núcleo VivaVôlei Solidário na Praia de Copacabana aconteceu em 11 de março de 2007 com uma festa que teve a participação de artistas, atletas do voleibol nacional e integrantes das comunidades atendidas pelo projeto.
Desde cedo, mais de cem crianças e adolescentes lotaram as três redes montadas bem em frente à
Av. Princesa Isabel para retirarem suas carteirinhas e aprenderem os primeiros fundamentos do voleibol.
Em 2008 o projeto foi renovado para atender gratuitamente a população do bairro de Copacabana, principalmente às Comunidades dos Morros da Babilônia e Chapéu Mangueira.
Símbolo
O símbolo do VivaVôlei Solidário foi criado a partir de uma obra do artista plástico Manasses Andrade.
O querido Manasses foi fundador do Instituto Percepções e vice presidente do IPRS até o seu falecimento em 2021.
Manasses, artista plástico pernambucano, recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior, tornando-se ainda mais conhecido quando suas obras foram utilizadas na abertura da novela Cabocla da TV Globo.
Atletas
O VivaVôlei Solidário conta com o apoio de atletas e ex-atletas do voleibol como o ex-jogador Nalbert que foi padrinho do núcleo: "É importante a valorização das crianças e adolescentes através da prática do esporte. No caso do projeto VivaVôlei Solidário esse objetivo é ampliado com o atendimento de crianças com deficiência e pessoas da terceira idade" disse Nalbert.
Artistas
"Acompanho o trabalho lindo desenvolvido pelo Instituto Percepções e vejo que tudo isso é feito com muito amor e traz felicidade de verdade para essas crianças. O Brasil precisa disso", disse o designer Hans Donner.