top of page

Vale

O Instituto Percepções realiza assessorias para a Vale na inclusão de profissionais com deficiência e diagnósticos de acessibilidade​: física, atitudinal, comunicacional e digital.

Acessibilidade Física

Um amplo diagnóstico foi realizado na sede da Vale no Rio de Janeiro visando a identificação de fatores de impedância e obstáculos para os profissionais com deficiência, incluindo os usuários de cadeiras de rodas.

Além de visitas técnicas, foram realizadas entrevistas com profissionais que possuem diferentes tipos e graus de deficiência para a identificação de necessidades específicas e como interagem com esse ambiente.

 

Tão importante como a verificação dos elementos arquitetônicos e mobiliários, é a experimentação dos aspectos práticos à utilização desses espaços do ponto de vista dos diversos tipos de deficiência e graus.

Acessibilidade Comunicacional e Digital

 

O Instituto Percepções elaborou um amplo diagnóstico de acessibilidade comunicacional para a Vale, visando a identificação de obstáculos e soluções que proporcionem a acessibilidade da comunicação interna e externa da empresa com os seus diversos públicos, principalmente os que possuem algum tipo de deficiência.

 

Foi apresentado às áreas de RH, Comunicação e TI da Vale, elementos para avaliação e implementação de forma imediata, proporcionando soluções de acessibilidade comunicacional da empresa.

 

As análises seguiram os critérios e parâmetros técnicos da ABNT, além de estudos de acessibilidade comunicacional do Instituto Percepções, tendo como foco a verificação das condições de alcance e percepção da comunicação promovida pela Vale e dirigida aos profissionais que tenham algum tipo de deficiência.

Por acessibilidade comunicacional, entendemos como sendo o estabelecimento das condições plenas para o alcance, percepção e compreensão dos elementos em determinado ambiente e contexto, visando à compreensão com autonomia e independência da comunicação, além de promover a percepção do que existe e acontece ao seu redor, incluindo dessa forma todas as pessoas, até mesmo as que possuem algum tipo de deficiência física, sensorial, intelectual ou múltipla.

bottom of page