Cidadão Capaz
Petrobras
O Projeto Cidadão Capaz foi criado e é desenvolvido pela Petrobras, promovendo a adaptação de postos de combustíveis para que pessoas com deficiência possam ser empregadas.
Esta é uma forma de estimular a inclusão social de pessoas com deficiência, reconhecendo a sua capacidade.
O Instituto Percepções atuou na contratação de pessoas com deficiência, treinamento e verificação dos níveis de acessibilidade nas seguintes unidades do projeto Cidadão Capaz:
> Rio de Janeiro - RJ
> Brasília - DF
> Valinhos - SP
> Vitória - ES
> Belém - PA
> Pelotas - RS
> Maringá - PR
> Porto Alegre - RS
> Caxias do Sul - RS
Cidadão Capaz
O Projeto Cidadão Capaz teve início em setembro de 2002 e, desde então, promove a adaptação de postos Petrobras às condições necessárias para que pessoas com deficiência possam ser empregadas na rede.
Através do projeto, as pessoas com deficiência colocam em ação o pleno exercício da cidadania, que é um direito de todos, realizando atividades comuns no posto como: abastecimento, lavagem de veículos e atendimento em lojas de conveniência.
Estimulando a inclusão social desses trabalhadores e reconhecendo sua competência profissional, o projeto já foi agraciado com prêmios como o Top Social ADVB Rio 2005 e FGV-EAESP Responsabilidade Social no Varejo 2004.
Adequação
A inclusão do trabalhador no espaço de trabalho exige a adequação de cada área do posto às potencialidades individuais, segundo padrões estabelecidos com base na NBR-9050/1994 - Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaços, mobiliários e equipamentos urbanos e demais literaturas sobre o assunto.
Os postos são adaptados e acrescidos de itens de segurança como faixas sinalizadoras nas pistas, rampas com corrimão, circulações mais amplas e adaptação de sanitários e vestiários.
A Petrobras Distribuidora conta com consultorias que trabalham com a inserção destes cidadãos no mercado de trabalho, para uma revisão das adaptações necessárias feitas nos postos da Companhia. Assim, a Petrobras garante qualidade e segurança para que as pessoas com deficiência possam desenvolver suas tarefas adequadamente.
Apoio
O Instituto Percepções de Responsabilidade Social desenvolve o processo de contratação produtiva de pessoas com deficiência e validação das condições de acessibilidade física.
Os candidatos são selecionados segundo o modelo de contração produtiva de pessoas com deficiência, desenvolvido pelo Instituto Percepções de Responsabilidade Social.
Nesse modelo, os candidatos são avaliados segundo o tipo e grau de deficiência e sua compatibilidade em relação às funções e atividades desenvolvidas no dia-a-dia de um posto de combustíveis.
Integração
Os profissionais com deficiência participam de um treinamento visando à execução plena de tarefas e atendimento aos procedimentos de segurança.
Um workshop de integração é realizado com a equipe de trabalho, incluindo os gestores do posto e as pessoas com deficiência recém contratadas.
“A acessibilidade física é importante para a inclusão profissional de pessoas com deficiência, porém outro aspecto fundamental é a promoção da acessibilidade atitudinal, ou seja, a integração plena de todas as pessoas que estarão convivendo no mesmo ambiente, buscando e respeitando o entendimento da diversidade. Não basta incluir a pessoa com deficiência sem assegurar as condições para sua manutenção e evolução no posto de trabalho. O Projeto Cidadão Capaz alcança esse objetivo social”, afirma Marco Vitale, presidente do Instituto Percepções.
Foto: Marco Vitale