Imagem Solidária
Rio das Pedras
O Instituto Percepções escolheu a Comunidade Rio das Pedras para a inauguração do seu primeiro núcleo Imagem Solidária que recebe mais de 100 crianças e adolescentes, incluindo os que possuem algum tipo de deficiência para participarem de cursos de fotografia, vídeo e edição, além de oficinas de arte.
A proposta do núcleo Imagem Solidária é a transmissão de conceitos básicos de fotografia e captação de vídeo para que as crianças e adolescentes possam registrar os principais temas e elementos relacionados com a sua realidade social e a partir dessa visão, buscar comportamentos e meios transformadores.
Fotografia
As atividades de fotografia são ministradas por Marco Vitale e as de vídeo serão coordenadas por Angelo Ribeiro - editor de imagens da TV Globo.
"Através de noções básicas de fotografia, queremos que as crianças possam, independente do equipamento e até mesmo com a câmera de um celular, captar fotos criativas e que sejam o instrumento para que observem a realidade ao seu redor sob uma nova perspectiva" explica Marco Vitale.
A I Expsoição Fotográfica Imagem Solidária foi inaugurada em 27 de agosto de 2016 com a exibição de fotos feitas pelas crianças participantes do projeto social e a participação da comunidade.
"Ensinar as crianças de Rio das Pedras a captar vídeos e editá-los é um sonho que será realizado. Uma forma de retribuir o que aprendi em toda a minha vida e quem sabe formar no futuro novos profissionais para a TV, cinema ou mídias alternativas" disse Angelo Ribeiro.
Crianças e Adolescentes com Deficiência
O núcleo Imagem Solidária também recebe crianças e adolescentes com deficiência física, sensorial e intelectual que são avaliadas por Claudia Vitale - psicóloga e diretora do Instituto Percepções - visando a identificação de suas habilidades e necessidades específicas de aprendizado.
"O projeto contempla a avaliação dos participantes que necessitam de algum recurso adaptativo à sua deficiência ou metodologia de ensino de acordo com a sua capacidade intelectual, ritmo ou perfil cognitivo. O importante é que essas atividades contribuam de forma efetiva para a sua socialização e desenvolvimento", afirma Claudia Vitale.
Símbolo
A marca do projeto Imagem Solidária foi criada pelo artista plástico pernambucano Manasses Andrade e vice presidente do Instituto Percepções.
Manasses é membro da Academia Brasileira de Belas Artes, recebeu diversos prêmios no Brasil e exterior, tornando-se ainda mais conhecido quando suas obras foram retratadas na abertura da novela Cabocla da TV Globo criada por Hans Donner e Luciano Armaroli.
Rio da Pedras
A Comunidade de Rio das Pedras fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro, sendo considerada a terceira maior favela do país e segundo o Censo 2010 possui 63.482 moradores.
Funcionamento
O núcleo Imagem Solidária funciona de segunda a sexta com aulas de fotografia, captação de vídeo e edição.
Aos finais de semana, são realizadas oficinas de arte, leitura e a projeção de filmes infantis.
Para conhecer melhor o projeto e participar, envie um e-mail para contato@percepcoes.org.br
Foto: Marco Vitale