©2006 Instituto Percepções de Responsabilidade Social - Todos os direitos reservados.

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter Social Icon

Rio Rally

Socioambiental

Velocidade nas etapas da Mitshubish Cup, o maior campeonato de rali monomarca das Américas, e aceleração na responsabilidade socioambiental. 

É assim que atua a Rio Rally Racing e foi diante desse posicionamento que surgiu a parceria com o Instituto Percepções de Responsabilidade Social para o desenvolvimento de um programa de treinamento socioambiental e capacitação para o correto relacionamento com pessoas com deficiência. 

“A Rio Rally Racing alcançou em sua primeira fase a adequação às normas ambientais de produção limpa, reforma e pintura de suas instalações com a utilização de tintas a base de água, aquisição de novos e modernos equipamentos e o treinamento em responsabilidade ambiental” afirma João Ferreiro, sócio-diretor da Rio Rally Racing. 

E complementa: “É com imensa satisfação que iniciamos a segunda etapa com o treinamento socioambiental e capacitação no relacionamento com pessoas com deficiência para toda a nossa equipe através da parceria com o Instituto Percepções de Responsabilidade Social que permitirá a certificação da Rio Rally Racing nessas áreas”. 

Outras iniciativas ainda estão sendo implementadas pela empresa: 

- Contratação produtiva de pessoas com deficiência para atuarem na montagem de carros de competição. 
- Implantação do projeto de captação de água de chuva para uso nas atividades da oficina. 
- Instalação de painéis solares para a redução do consumo de energia elétrica convencional. 

“Conheço o João Ferreiro há vários anos, tendo sido ele o responsável pela preparação dos carros que utilizei durante o Projeto Percepções exibido no Fantástico em 2006. A sua determinação e o comprometimento de sua equipe fazem da Rio Rally Racing uma empresa inovadora e que busca o desenvolvimento de suas atividades alinhadas às normas ambientais, valorização das pessoas com deficiência e respeito à diversidade. É um orgulho para o Instituto Percepções participar desse processo”, afirma Marco Vitale – presidente do Instituto Percepções de Responsabilidade Social. 

Rio Rally Racing 

A Rio Rally Racing atua hoje não só como uma equipe de competição, mas também em outras atividades no ramo automotivo, contando com profissionais com experiência em: 

 Consultoria ambiental para o setor automotivo. 
 Consultoria de gestão para o setor automotivo. 
 Preparação de veículos para competição. 
 Realização de projetos de veículos comerciais e off-road. 
 Representação de produtos para o setor automotivo. 
 Organização de eventos e passeios off-road. 

História 

Em março de 2005, deu-se o início da equipe, ainda sem definição do nome oficial. Só uma coisa estava certa, a disputa do maior campeonato de rali de velocidade mono marca do país, a Mitsubishi Cup. 

Após muitos anos afastado, João Ferreiro retornou às competições automobilísticas e com o seu preparador e inseparável parceiro José Nilson. Faltava ainda definir o navegador e convocou para esta missão o seu amigo João Carlos Cotta. 

Mesmo com o campeonato já iniciado, a equipe passou a competir a partir da terceira etapa, disputando assim as cinco restantes e obtendo a décima colocação ao final da competição, que contou com 32 duplas participantes. 

"A partir de 2006, as ideias amadureceram e então formada uma empresa, a Rio Rally Racing, em homenagem a cidade em que vivemos, e com a chegada de um novo parceiro na área de marketing, a Imagemotors, nossa estrutura tornou-se profissional. 
Nosso objetivo está sendo alcançado, pois não criamos apenas uma empresa, e sim uma verdadeira fábrica de amigos." explica João Ferreiro. 

Fornecimento e apoio técnico 

 Bardahl (lubrificantes e aditivos) 
 Tramontina Pro (ferramentas) 
 Star Dur (tintas especiais) 
 RZK Química do Brasil (produtos químicos para limpeza) 
 Imagemotors (marketing e assessoria de imprensa) 
 CEFET – Unidade Maria da Graça (centro de desenvolvimento tecnológico e formação profissional) 

Mitshubishi Cup


A Mitsubishi Motors queria oferecer aos usuários dos veículos 4x4 da marca uma nova forma de entretenimento que envolvesse lazer e solidariedade. Em 1995 esse sonho passou a ser verdadeiro, surgindo assim o Mitsubishi MotorSports. 

O sucesso do Mitsubishi MotorSports foi tão grande que em 2000, a pedido dos próprios competidores, que buscavam mais velocidade , foi criada a Mitsubishi Cup, um rali de velocidade que hoje é disputado em dois campeonatos: Sudeste e Nordeste, com 11 etapas e o maior grid de largada em competições cross-country do país.