Tênis Solidário

​Paraty

O Instituto Percepções de Responsabilidade Social, em parceria com o ex-tenista Milton Brustolin, desenvolveu o projeto Tênis Solidário que atende 180 crianças e adolescentes residentes na periferia de Paraty – RJ. 

O objetivo da ação foi promover o fortalecimento social de seus participantes através da prática esportiva e disseminação de princípios de cidadania e brasilidade. 

Mini-Tênis

O Tênis Solidário é derivado do projeto Mini-Tênis nas Escolas, desenvolvido com sucesso por Brustolin desde 2005 em Angra dos Reis – RJ.  

Em alguns condomínios como o Porto Belo, os jovens que completaram 18 anos tiveram oportunidades de trabalho como assistentes de quadra.

Metodologia 

O Tênis Solidário utiliza a metodologia do mini-tênis que permite a prática do esporte em proporções menores, ou seja, com a adaptação das quadras, raquetes, redes, bolas e regras. 

As crianças e adolescentes passam a praticar o tênis dentro de um modelo acessível e democrático. O espaço não demanda as mesmas condições que uma quadra tradicional, sendo suficiente um terreno plano e seguro formado de terra, grama, cimento, madeira, carpete e até mesmo areia. O importante é que a bola possa quicar e manter a sequência das atividades. 

O número de participantes também é diferenciado, permitindo que até 08 crianças possam atuar em cada mini-quadra, ou seja, 24 participantes por turma. 

Marca 

O símbolo do Tênis Solidário é baseado em uma obra do artista plástico Manassés Andrade e que leva as assinaturas dos designers Hans Donner e Luciano Armaroli. 

Manassés é vice presidente do Instituto Percepções e atualmente reside no Rio de Janeiro - RJ - onde está o seu atelier. 

Parceria

O projeto Tênis Solidário ainda conta com o apoio do Instituto Kinder que já é parceiro de Milton Brustolin em ações sociais na região de Angra dos Reis.

Tênis Solidário Paraty
Tênis Solidário Paraty

press to zoom
Tênis Solidário Paraty
Tênis Solidário Paraty

press to zoom
Tênis Solidário Paraty
Tênis Solidário Paraty

press to zoom
Tênis Solidário Paraty
Tênis Solidário Paraty

press to zoom
1/7

Foto: Marco Vitale