Tênis Solidário
Paraty
O Instituto Percepções de Responsabilidade Social, em parceria com o ex-tenista Milton Brustolin, desenvolveu o projeto Tênis Solidário que atende 180 crianças e adolescentes residentes na periferia de Paraty – RJ.
O objetivo da ação foi promover o fortalecimento social de seus participantes através da prática esportiva e disseminação de princípios de cidadania e brasilidade.
Mini-Tênis
O Tênis Solidário é derivado do projeto Mini-Tênis nas Escolas, desenvolvido com sucesso por Brustolin desde 2005 em Angra dos Reis – RJ.
Em alguns condomínios como o Porto Belo, os jovens que completaram 18 anos tiveram oportunidades de trabalho como assistentes de quadra.
Metodologia
O Tênis Solidário utiliza a metodologia do mini-tênis que permite a prática do esporte em proporções menores, ou seja, com a adaptação das quadras, raquetes, redes, bolas e regras.
As crianças e adolescentes passam a praticar o tênis dentro de um modelo acessível e democrático. O espaço não demanda as mesmas condições que uma quadra tradicional, sendo suficiente um terreno plano e seguro formado de terra, grama, cimento, madeira, carpete e até mesmo areia. O importante é que a bola possa quicar e manter a sequência das atividades.
O número de participantes também é diferenciado, permitindo que até 08 crianças possam atuar em cada mini-quadra, ou seja, 24 participantes por turma.
Marca
O símbolo do Tênis Solidário é baseado em uma obra do artista plástico Manassés Andrade e que leva as assinaturas dos designers Hans Donner e Luciano Armaroli.
Manassés é vice presidente do Instituto Percepções e atualmente reside no Rio de Janeiro - RJ - onde está o seu atelier.
Parceria
O projeto Tênis Solidário ainda conta com o apoio do Instituto Kinder que já é parceiro de Milton Brustolin em ações sociais na região de Angra dos Reis.
Foto: Marco Vitale